domingo, 12 de setembro de 2010

Projeto Chef na Feira - Varejão Central de Piracicaba junho 2010


RECEITAS COM PARIPAROBA
Nomes Populares: aguaxima, caapeba, caá peuá, caena, zcapeba, capeba do campo, capeba do norte, catajé, lençol de santa barbara, malvarisco, manjerioba, pariparoba, pariparoba do mato, pariparova, periparoba.

Pariparoba   
Pão de talos e folhas Pariparoba

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de folhas e talos picados
1 ovo
½ xícara (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (café) de sal
15g ou 1 tablete de fermento biológico
3 colheres (sopa) de óleo
4 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
Água o necessário

Modo de preparo:
Em uma panela com água, cozinhe as folhas e talos, já higienizados, por 10 minutos. Coloque-os no liquidificador com 1 xícara do caldo do cozimento e bata bem. Junte o ovo, o açúcar, o sal, o fermento e o óleo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura no liquidificador. Sove a massa até obter um composto macio e homogêneo. Deixe descansar até dobrar de volume. Amasse novamente e modele-a em formato de pães individuais ou como desejar. Coloque em assadeira untada. Deixe descansar novamente por 15 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos.

Pariparoba
Arroz cremoso de Pariparoba
Ingredientes:
2 xícaras de folhas de pariparoba limpas e picadas
½ cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de arroz
2 copos de água quente
Sal a gosto
Para o molho branco:
2 copos de leite (250ml)
2 colheres (sopa) de farinha
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto e noz moscada a gosto
Queijo ralado a gosto para finalizar

Modo de Preparo:
Em uma panela derreta a manteiga e a farinha até formar um composto claro. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Acrescente o leite frio e cozinhe até engrossar um pouco e não ter mais gosto de farinha crua. Tempere com sal e noz moscada a gosto e acrescente as folhas de pariparoba limpas, higienizadas e picadas ao molho quente. Reserve com um filme plástico encostado no molho para não criar uma crosta. Em outra panela, prepare o arroz como de hábito. Misture os dois, polvilhe queijo ralado e sirva como acompanhamento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nasceram muitas parapirobas no meu quintal espontaneamente, mas li que a mesma é tóxica. Isto é verdade? É seguro consumir a planta? Existem estudos sobre o consumo da planta na alimentação? Pode-se usar as folhas para fazer outras receitas?

Obrigada.

Anônimo disse...

Digo, Pariparobas.